data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Arquivo)
Por conta da pandemia do novo coronavírus, as agências dos Correios, serviço entendido como essencial, estão funcionando de forma diferente, a fim de atender às orientações do Ministério da Saúde. Em Santa Maria, o funcionamento segue em todas as unidades. Confira os horários:
Prefeitura atende 64 ocorrências de aglomeração de pessoas em 48h
AGÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Onde: campus UFSM
Horário: das 9h às 17h (aberta somente para entrega, postagens de cartas e encomendas não estão ocorrendo)
AGÊNCIA CENTRAL
Onde: Rua Venâncio Aires, 1742
Horário: das 9h às 12h e das 13h30min às 17h
AGÊNCIA IMEMBUÍ
Onde: na Rua Euclides da Cunha, 1618
Horário: das 12h às 18h
AGÊNCIA PATRONATO
Onde: Avenida Presidente Vargas, 547
Horário: das 13h às 18h
AGÊNCIA SANTA-MARIENSE
Onde: Rua Serafim Valandro, 1405
Horário: das 13h às 18h
400 vagas em home office estão abertas para enfermeiros e técnicos em enfermagem
Outras orientações foram repassadas para todas as unidade do Brasil. Os serviços com hora marcada, como Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Telegrama estão suspensos. Também foi adicionado três dias úteis no prazo de entrega de encomendas e correspondências. Da mesma forma, algumas medidas de segurança foram adotadas para as entregas, a fim de preservar a saúde de funcionários e usuários. Assim, as entregas de objetos que cabem nas caixas de correio, como envelopes, devem ser depositados diretamente nelas. Para os pacotes ou documentos que não cabem nas caixas, a recomendação é que o carteiro anote o nome e número do documento do recebedor, mantendo a distância mínima recomendada. Na presença do recebedor, deixar o pacote no chão e se afastar, para que o cliente recolha.
Governador determina fechamento do comércio até 15 de abril em todo o Estado
Para as agências, algumas medidas de segurança e higienização também foram recomendadas, como disponibilização de álcool em gel 70%, distância mínima entre funcionários e clientes, trabalho remoto para funcionários de grupo de risco ou que residam com pessoas desses grupos, abertura de janelas e portas. Segundo Ernani Silveira de Menezes, do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Correios/Santa Maria, uma ação na justiça garantiu que todos os funcionários tenham acesso ao álcool em gel, já que, no início da pandemia, ele não estava sendo disponibilizado.
- A empresa afastou os funcionários dos grupos de riscos, assim como aqueles que convivem com lactantes e pessoas idosas em casa, e mães com crianças pequenas. Então, temos um bom grupo de funcionários fazer trabalho remoto hoje, fazendo cursos. Estamos com o efetivo bem reduzido - afirma Ernani.